Pesquisar

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Torna-te aquilo que és


"Torna-te aquilo que és.” Nietzsche

“Grande, no homem, é ele ser uma ponte e não um objetivo: o que pode ser amado, no homem, é ser ele uma passagem e um declínio” Nietzsche.
__________________________________


Por: Priscilla Rocha 
11/11/2022


As duas traduções mais comuns para Übermensch são super-homem e além-do-homem; nenhuma delas é perfeita, mas as duas trazem a ideia de superação, de o homem ir além de si mesmo, pois os valores universais, espalhados no mundo, estão em crise e além de qualquer “salvação”. 

Somos seres humanos, e assim continuaremos, e vivenciamos tempos polarizados, chegamos ao extremo da massificação e uniformização passamos por uma pandemia, e também existe, o medo, a insegurança, mas há esperança e perseverança para além de coragem e precisamos ainda mais estudar, entender a necessidade humana de abertura para o diálogo, o respeito, a empatia, a ética, a integridade e a tolerância entre os homens em sua procura incessante pelo transcendente, ou de forma mais simples, pelo seu melhor. 

O valor dos valores deve ser (re)visto, (re)aprendido na sociedade com tantas morais afloradas de como devemos ser e viver...

Para Nietzsche, super-homem não é uma forma superior de homem, mas é aquele que deixa a forma homem para trás, se desfaz desta casca que se tornou demasiadamente apertada, em palavras resumida expande-se, se arrisca a (re)aprender... 

Zaratustra aconselha ao homem mergulhar dentro de si para encontrar a potência necessária para declinar, deixar esta forma velha e empoeirada e criar novos valores.

Pavimentando o Caminho para uma gestão pública eficiente é o mais novo livro do meu companheiro de caminhada Ar Lindo Rocha , o qual tenho orgulho e admiração, além é claro de muito amor. Um homem pascaliano, mas com contornos nietzschianos, e este livro nasceu de seu mergulho dentro de si em busca de sua potência...

Pavimentando o Caminho para uma gestão pública eficiente não tem a pretensão de ser um guia de como fazer ou ser, jamais! É apenas uma coletânea de artigos de suas inquietações, seu aprendizado, comprometimento e experiência no setor público, caminho que ele mesmo diz nasceu de uma possibilidade dessa vida paradoxal que vivemos, e não lhe faltou coragem de ir adiante e aprender mantendo sempre sua humanidade e integridade.

Para mim em especial que vi cada artigo nascer, mas antes disso presenciei o estudo, a ‘devoção’, o relegere, isto é, o (re) ler, a (re) visitar, o (re) interpretar (...) e a busca por opiniões sólidas e ideias edificantes. Vi o autor crescer como ser humano, repensar sua vida, seu caminho e seus objetivos. 

Vi alicerçar sua família, dia a dia, e estimular cada um ao seu redor a ser melhor. Não pensem que as palavras foram doces, pois quando se tem em si, uma revolução conceitual, ou seja, o desejo de autotransformação, de aprofundamento e de escolha de uma nova visão sobre questões que ainda não foram absolutamente esgotadas, as reflexões, por vezes, inquietam e desestabilizam. 

Mas, a grandeza maior é que não há julgamentos, não há ganhadores, há apenas discussões, interpretações, problematizações e depois o religar-se, ou seja, o verbo transitivo que pressupõe: o atar, o apertar, o ligar bem, ou simplesmente tornar a ligar, ligar ainda melhor.

Vi a coragem de abordar temas fundamentais para o desenvolvimento de gestores e sua gestão... Escrever sobre accountabilitity, hard e soft skills, governança, gestão de riscos, compliance, ética, deontologia aplicada aos governos e ter como base, alicerce um exemplo de gestão e gestores em Niterói, exemplo este nacionalmente conhecido.

Que todos possam querer ler Pavimentando o Caminho para uma gestão pública eficiente, o livro consegue ter leveza na escrita, rapidez, multiplicidade e exatidão nos artigos, consistência no conteúdo e traz visibilidade a nossa Niterói, pelo exemplo e comprometimento de como a gestão é realizada por seus gestores, e foi este exemplo que arrastou Arlindo ao seu mergulho nos estudos para submergir com cada artigo aqui compilado.

Que leiamos! A melhor forma de transcender como ser humano, aprender a refletir, contribuir com argumentos, sem julgamentos, e dia a dia tentar ser um ser humano melhor na busca pelo essencial, e não apenas comercial e superficial.

Muitos, com razão, devem questionar: o que significa ser um ser humano melhor? Eu respondo: Apenas ser melhor, fazendo a diferença na vida das pessoas, não julgando, apenas contribuindo com novas reflexões com empatia, respeito, fé e acima de tudo amor. E no caso dos gestores: apenas trabalhando com comprometimento alicerçado na ética, integridade, coragem e muita perseverança, e Niterói tem grandes exemplos a serem seguidos no Brasil!

Boa Leitura!



A obra está disponível no site da Editora Autografia 



Parabéns
Arlindo Rocha!

ARTIGOS - IX Encontro Brasileiro de Administração Pública (IX EBAP)

 

No dia 30/11/2022, foram publicados dois artigos que escrevi em parceria com a Controladora Geral do Município de Niterói Cristiane Mara. Foi uma excelente oportunidade de continuar aprendendo e expandindo meus conhecimentos, pesquisando temas no âmbito da Administração Pública, realçando o que se tem feito de inovador no Município de Niterói.

Obrigado pela oportunidade e por outras que hão de vir!

Segue os links dos artigos:

ARTIGO 1. "Controle de despesa pública: um modelo prático a ser implementado por Estados e Municípios" - Disponível em: https://sbap.org.br/ebap/index.php/home/article/view/556

ARTIGO 2 - "Previne Niterói: Implementando Planos de Integridade e Compliance nos Órgãos e Entidades da administração direta e indireta do município de Niterói". Disponível em: https://sbap.org.br/ebap/index.php/home/article/view/561


Pesquisar neste blogue