"Integridade é a soma de todos os valores absolutos, de todas as virtudes. É a ausência de falhas de caráter, de medo, de pensamentos e emoções negativas. Integridade é perfeição, inteireza, unicidade e completude" [LUCAS, L. F.].
Pesquisar
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Diário da licitante: no controle (Ep.002) - Pavimentando o caminho para uma administração pública eficiente
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
Sobre ser "genial" no dia a dia
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024
Três anos na CGM/Niterói
quinta-feira, 11 de janeiro de 2024
COMPLIANCE COM FOCO EM PROTEÇÃO DE DADOS (Ep.1)
Compliance com foco em Proteção de Dados foi o primeiro episódio do Podcast "Diário da Licitante: No Controle", um projeto liderado pela Advogada e servidora pública Gisela Leitão.
PARA ASSISTIR O PRIMEIRO EPOÓSIDIO, CLIQUE AQUI
quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
O que é Integridade?
1. Responsabilidade: Os servidores públicos devem assumir a responsabilidade por suas ações e decisões, e serem responsabilizados por quaisquer irregularidades ou abusos de poder.2. Transparência: As ações do governo devem ser transparentes e acessíveis ao público, garantindo que as informações importantes estejam disponíveis e compreensíveis.3. Imparcialidade: Os servidores públicos devem agir de forma imparcial e justa, sem favorecer indivíduos ou grupos em detrimento de outros.4. Legalidade: Todas as ações do governo devem estar em conformidade com a lei e os regulamentos aplicáveis.
5. Combate à corrupção: A integridade pública envolve o combate ativo à corrupção e à má conduta, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma a beneficiar a sociedade como um todo.
terça-feira, 9 de janeiro de 2024
Pavimentando o caminho para uma administração pública eficiente
#integridade
#compliance
#accountability
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
Parábola da demissão da formiga desmotivada
Parábola da demissão da formiga
desmotivada
“Todos os dias, uma formiga
chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era
produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a
formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria
ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava
belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata
foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Logo, a barata precisou de uma
secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha
para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com
os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das
tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma
mosca, e comprou um computador com impressora colorida.
Logo, a formiga produtiva e
feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial…
A nova gestora cigarra logo
precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na
empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e
um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não
cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o
gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o
marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a
formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada
consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu três meses
nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que
concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo
mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela
andava muito desmotivada e aborrecida.”
Autor desconhecido
terça-feira, 15 de agosto de 2023
Os perigos inerentes a um líder que sempre tem a última palavra
quinta-feira, 10 de agosto de 2023
Reflexões sobre o "I Congresso Internacional de Direito" da OAB-Niterói - Compromisso Ambiental, Governança, Inovação e Inclusão
No dia 09/08/2023, tive a honra de apresentar o tema "Da Autonomia da CGM à Certificação de Empresas Niteroienses Pela Adoção de Boas Práticas de Neutralização de Carbono" no I Congresso Internacional de Direito - Da Memória a Inovação: Rumo aos Novos Tempos, organizado pela OAB-Niterói com a participação de vários parceiros.
O evento que ocorreu nos dias 07; 08 e 09/08/2023, proporcionou uma experiência excepcional para compartilhar conhecimento e ideias inovadoras, e a oportunidade de discutir como tornar o Planeta um ambiente mais seguro, sustentável e inclusivo.
A ideia de certificação de empresas niteroienses pela adoção de boas práticas de neutralização de carbono é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal do Clima (SECLIMA) e da Controladoria-Geral do Município (CGM). Esta, não é apenas uma estratégia proativa, mas um verdadeiro compromisso com a responsabilidade ambiental, social e governança corporativa.
Ao implementar medidas que visam minimizar as emissões de carbono através de práticas ESG, as empresas niteroienses não apenas demonstram liderança no campo da sustentabilidade, mas também impactam positivamente as comunidades e a biodiversidade local.
O Congresso permitiu um diálogo enriquecedor com profissionais renomados, na área jurídica e ambiental, estimulando a troca de ideias que transcendem fronteiras e disciplinas. Como palestrante, saí do Congresso com uma sensação de otimismo e de dever cumprido!
As discussões e reflexões compartilhadas durante o evento contribuirão para a consolidação do Programa Municipal de Boas Práticas em Niterói, mas também os objetivos da OAB e de seus membros com a excelência jurídica, com conhecimento e colaboração para moldar o presente e o futuro do Planeta.
Que nossa jornada rumo à implementação de boas práticas de neutralização de carbono por empresas niteroienses seja guiada por esta rica experiência e pelas conexões que fizemos aqui.
Agradeço profundamente à OAB e a todos os envolvidos por tornarem este congresso uma realidade inspiradora.
#Sustentabilidade #CompromissoAmbiental #InovaçãoEmpresarial #OABNiterói #CongressoInternacionalOAB #integridade #pmn
Programação: CLIQUE AQUI
terça-feira, 1 de agosto de 2023
10 Anos da Promulgação da Lei Anticorrupção no Brasil
"Hoje, dia 1º de agosto de 2023, a Lei Anticorrupção completa 10 anos de sua publicação. A data representa um marco na história do país e, após uma década, muitos foram os impactos da Lei no ordenamento jurídico brasileiro. Com o objetivo de apresentar os avanços e transformações ao longo desse período, o Pironti Advogados acaba de lançar o E-Book “10 reflexões sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção”.
Para acessar o E-Book com as 10 reflexões, escaneie o código qr.
Para acessar a Lei, CLIQUE AQUI


