Pesquisar

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Diário da licitante: no controle (Ep.002) - Pavimentando o caminho para uma administração pública eficiente


Participar do podcast Diário da licitante: no controle, como convidado da Gisela Leitão, foi uma experiência que transcendeu minhas expectativas.

Ao detalhar aspectos importantes sobre meu livro Pavimentando o Caminho para uma Administração Pública Eficiente, experimentei uma mescla de nervosismo e felicidade, inaugurando minha estreia em podcasts.

Narrar as motivações que me inspiraram a organizar a obra foi uma experiência singular. Durante a entrevista conduzida por Gisela, vivenciei um momento envolvente, onde o diálogo decorreu forma "quase natural" (rs).

Esta oportunidade de compartilhar insights sobre os diversos temas abordados proporcionou-me uma sensação de confiança, pois, tenho a certeza de que a mensagem contida neles chegará a públicos que, até então, eu não imaginava alcançar.

Portanto, esta participação, além de ampliar a visibilidade da obra, fortaleceu também, meu compromisso com os valores que nortearam a construção de cada artigo.

Obrigado, Gisela!
Obrigado, Diário da Licitante!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Sobre ser "genial" no dia a dia


O filme Tubarão que revelou Spilberg foi uma "cagada".Acontece que o protótipo do tubarão que ia ser usado no filme não dava certo...

De tanto tempo, o protótipo já havia ganhado até um apelido da equipe. Era chamado de "Bruce". (lembram do tubarão de "Procurando Nemo?" Pois é...).

Eles já tinham gravado todas as cenas em que o tubarão não aparecia. E simplesmente não tinham mais o que fazer, além de esperar o tubarão ficar pronto pra gravar.

Foi aí que Spielberg teve a ideia da música de suspense e das cenas que só mostravam sangue e nadadeira. Gênio.💡 (Ele colocou o tubarão em cena, mesmo sem estar).

No nosso dia a dia corporativo também é assim: muitas vezes não temos o necessário para trabalhar.

É aqui que: uns empacam, outros reclamam e outros fazem acontecer com o que tem.

A vida te dá a chance de ser genial todos os dias. Seja.

Fonte: LinkedIn (Louise Moura Cruz) CLIQUE AQUI

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Três anos na CGM/Niterói




O início de qualquer jornada é um desafio que se inicia com um pequeno e hesitante passo. No entanto, os subsequentes foram se tornando maiores e mais seguros, uma vez que, logo ao chegar, fui acolhido por pessoas que, hoje, considero não apenas colegas, mas também amigos. Com eles, aprendo e troco experiências diariamente.
Essa caminhada jamais seria possível sem a confiança da Controladora Geral do Município, @cristianemara7, a quem expresso minha sincera gratidão pela oportunidade.

Agradeço também a todos que, no cotidiano, labutamos juntos, zelando para que a gestão de nossa cidade continue liderando os rankings de eficiência e governança.

Fazer parte da equipe da CGM e, em especial, do Núcleo de Integridade e Compliance e do Núcleo de Riscos e Maturidade é, e continuará sendo um grande desafio profissional.

Ao longo desse percurso, já absorvi muitos ensinamentos, alimentando assim a minha vontade constante de aprimoramento, que se tornou um desafio pessoal diário.

Recebi da cidade o melhor que um 'estrangeiro' poderia esperar além das fronteiras que o viram nascer. Em retribuição, sinto-me pessoalmente comprometido em contribuir com o melhor de mim sempre.

Agir assim faz-me sentir parte integrante da cidade que, além de me acolher, acolheu também minha família, oferecendo-nos segurança, tranquilidade e, acima de tudo, esperança.

Por tudo o que Niterói e sua gestão nos proporcionaram até o momento, só tenho a agradecer. Como forma de retribuição publiquei em 2022, o livro intitulado "Pavimentando o Caminho para uma Gestão Pública Eficiente". Nela abordo temas ligados à administração pública, uma criação modesta, mas confeccionada com um amor proporcional ao que tenho recebido.

Além de vários artigos publicados em parceria com servidores da CGM, também fui desafiado a organizar uma coletânea enfatizando os avanços nos sistemas de compliance, accountability e governança na prefeitura de Niterói nos últimos dez anos. Esta coletânea será publicada em breve.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

COMPLIANCE COM FOCO EM PROTEÇÃO DE DADOS (Ep.1)

 


Compliance com foco em Proteção de Dados foi o primeiro episódio do Podcast "Diário da Licitante: No Controle", um projeto liderado pela Advogada e servidora pública Gisela Leitão.

Neste primeiro episódio, a convidada foi a Dra. Fernanda Teixeira, Advogada e Professora com longa experiência na área de Compliance e Proteção de Dados.

Durante 25 minutos, a podcaster e sua primeira convidada abordaram o tema supracitado com uma linguagem simples e descontraída.

Inicialmente, a Dra. Fernanda esclareceu o conceito de Compliance, sua aplicabilidade na administração privada, incluindo seus respectivos pilares. Em seguida, o foco foi na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e suas interfaces com o Compliance.


PARA ASSISTIR O PRIMEIRO EPOÓSIDIO, CLIQUE AQUI



O Compliance com foco em Proteção de Dados é uma abordagem essencial nas práticas corporativas atuais. Em um cenário onde a privacidade tornou-se uma preocupação constante, as organizações buscam cada vez mais garantir a conformidade com normas que visam a proteção de dados.

Sendo assim, a implementação de políticas de Compliance relacionadas à Proteção de Dados deve atender os requisitos legais, assim como fortalecer a confiança dos Stakeholders.

Logo, as organizações devem estabelecer práticas claras, desde a coleta até o processamento e armazenamento de dados, assegurando a integridade dos mesmos, ou seja, a privacidade deve ser uma prioridade estratégica. 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O que é Integridade?

 



Integridade, em termos gerais, refere-se à qualidade de ser íntegro, honesto e coerente em todas as ações e decisões. É um princípio moral e ético que implica a adesão a um conjunto de valores e normas, mantendo a honestidade, a sinceridade e a honestidade em todas as situações.

Integridade pública refere-se ao conceito de honestidade, ética, transparência e responsabilidade nas atividades, decisões e comportamentos dos servidores públicos e dos órgãos governamentais. É uma qualidade essencial para garantir a confiança e o respeito da população em relação ao governo e suas instituições.

A integridade pública implica que os servidores públicos atuem de acordo com os mais altos padrões éticos, colocando o interesse público acima de interesses pessoais ou partidários. Isso inclui a prestação de contas, a honestidade no uso dos recursos públicos, a transparência nas ações e decisões, e a adesão estrita às leis e regulamentos.

A integridade é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis, seja em nível pessoal ou profissional. Ela contribui para a confiança mútua entre as pessoas e é uma base sólida para uma sociedade bem estruturada. Quando alguém é conhecido por sua integridade, geralmente é admirado e respeitado pelos outros.

São esses alguns dos princípios da integridade pública:

1. Responsabilidade: Os servidores públicos devem assumir a responsabilidade por suas ações e decisões, e serem responsabilizados por quaisquer irregularidades ou abusos de poder.

2. Transparência: As ações do governo devem ser transparentes e acessíveis ao público, garantindo que as informações importantes estejam disponíveis e compreensíveis.

3. Imparcialidade: Os servidores públicos devem agir de forma imparcial e justa, sem favorecer indivíduos ou grupos em detrimento de outros.

4. Legalidade: Todas as ações do governo devem estar em conformidade com a lei e os regulamentos aplicáveis.

5. Combate à corrupção: A integridade pública envolve o combate ativo à corrupção e à má conduta, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

A promoção da integridade pública é fundamental para uma governança eficaz e para o funcionamento adequado de um sistema democrático. Quando a integridade pública é valorizada e praticada, aumenta a confiança da população nas instituições governamentais e fortalece a capacidade do governo de atender às necessidades e demandas da sociedade de forma justa e responsável.




terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Pavimentando o caminho para uma administração pública eficiente

 




Com maestria, Nilberto explora estes e outros conceitos tão vitais no cenário corporativo atual transmitindo sabedoria e confiança com leveza.

RECOMENDO que assistam o vídeo integralmente para tirarem suas próprias conclusões sobre o impacto das ideias e conceitos compartilados por ele.

Para mais detalhes sobre o livro, aguardem o Podcast "No Controde" da @diariodalicitante

#integridade
#compliance
#accountability

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Parábola da demissão da formiga desmotivada

 


Parábola da demissão da formiga desmotivada


“Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.

O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida.

Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial… 

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!

E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.”


Autor desconhecido

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Os perigos inerentes a um líder que sempre tem a última palavra



Na complexa dança da liderança, a capacidade de tomar decisões é uma das principais características que define um líder. No entanto, como em qualquer coreografia, um movimento excessivamente repetitivo pode levar a tropeços e quedas.

Quando um líder assume exclusivamente a responsabilidade de tomar a última decisão, uma série de perigos silenciosos e insidiosos pode emergir, minando a eficácia e a coesão da equipe.

Um dos principais perigos é a limitação da diversidade de ideias. Ao monopolizar o processo decisório, o líder priva a equipe de um conjunto diversificado de perspectivas. Cada membro da equipe possui uma visão única do problema, e excluir essas vozes da equação pode resultar na perda de soluções inovadoras e abordagens criativas que poderiam surgir a partir de uma colaboração mais ampla.

Outro risco tangível é a desmotivação da equipe. Quando os membros do grupo sentem que suas opiniões são sistematicamente ignoradas ou desvalorizadas, a motivação para contribuir com seu melhor trabalho diminui. Esse sentimento de não ser ouvido pode minar a coesão da equipe e afetar negativamente a cultura organizacional, resultando em um ambiente menos produtivo e engajado.

A sobrecarga do líder é uma consequência inevitável de tomar todas as decisões. O líder, por mais habilidoso que seja, é apenas uma pessoa, e tomar todas as decisões pode resultar em esgotamento físico e mental. Enquanto se concentra em resolver cada problema, o líder pode perder a oportunidade de se concentrar em tarefas estratégicas mais amplas, prejudicando o crescimento da organização a longo prazo.

Além disso, a dependência excessiva de um líder para todas as decisões pode minar a autonomia da equipe. Os membros da equipe podem se sentir desencorajados de tomar iniciativa ou expressar suas opiniões, uma vez que a mensagem transmitida é de que o líder é o único a quem recorrer. Isso não só limita o desenvolvimento individual, mas também resulta em uma equipe que não está preparada para agir eficazmente na ausência do líder.

Também é necessário destacar o risco de erros graves. Um líder que carrega o fardo de todas as decisões é apenas humano e está sujeito a equívocos. Sem a oportunidade de receber feedback e perspectivas externas, o líder pode cometer erros críticos que poderiam ser evitados por meio de uma tomada de decisão mais colaborativa.

Em resumo, o líder que detém sempre a última decisão enfrenta uma série de perigos que podem comprometer o desempenho da equipe e o sucesso organizacional. A diversidade de ideias, a motivação da equipe, a sobrecarga do líder, a falta de autonomia, o risco de erros graves e a incapacidade de cultivar um ambiente inovador são apenas alguns dos desafios que surgem quando um líder centraliza a tomada de decisões. Para alcançar todo o potencial da equipe e garantir decisões mais informadas e eficazes, a abertura à colaboração e à participação ativa de todos é fundamental

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Reflexões sobre o "I Congresso Internacional de Direito" da OAB-Niterói - Compromisso Ambiental, Governança, Inovação e Inclusão



No dia 09/08/2023, tive a honra de apresentar o tema "Da Autonomia da CGM à Certificação de Empresas Niteroienses Pela Adoção de Boas Práticas de Neutralização de Carbono" no I Congresso Internacional de Direito - Da Memória a Inovação: Rumo aos Novos Tempos, organizado pela OAB-Niterói com a participação de vários parceiros.  

O evento que ocorreu nos dias 07; 08 e 09/08/2023, proporcionou uma experiência excepcional para compartilhar conhecimento e ideias inovadoras, e a oportunidade de discutir como tornar o Planeta um ambiente mais seguro, sustentável e inclusivo.  

A ideia de certificação de empresas niteroienses pela adoção de boas práticas de neutralização de carbono é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal do Clima (SECLIMA) e da Controladoria-Geral do Município (CGM). Esta, não é apenas uma estratégia proativa, mas um verdadeiro compromisso com a responsabilidade ambiental, social e governança corporativa. 

Ao implementar medidas que visam minimizar as emissões de carbono através de práticas ESG, as empresas niteroienses não apenas demonstram liderança no campo da sustentabilidade, mas também impactam positivamente as comunidades e a biodiversidade local.

O Congresso permitiu um diálogo enriquecedor com profissionais renomados, na área jurídica e ambiental, estimulando a troca de ideias que transcendem fronteiras e disciplinas. Como palestrante, saí do Congresso com uma sensação de otimismo e de dever cumprido!

As discussões e reflexões compartilhadas durante o evento contribuirão para a consolidação do Programa Municipal de Boas Práticas em Niterói, mas também os objetivos da OAB e de seus membros com a excelência jurídica, com conhecimento e colaboração para moldar o presente e o futuro do Planeta.

Que nossa jornada rumo à implementação de boas práticas de neutralização de carbono por empresas niteroienses seja guiada por esta rica experiência e pelas conexões que fizemos aqui.

Agradeço profundamente à OAB e a todos os envolvidos por tornarem este congresso uma realidade inspiradora.



#Sustentabilidade #CompromissoAmbiental #InovaçãoEmpresarial #OABNiterói #CongressoInternacionalOAB #integridade #pmn 

Programação: CLIQUE AQUI

 

terça-feira, 1 de agosto de 2023

10 Anos da Promulgação da Lei Anticorrupção no Brasil


"Hoje, dia 1º de agosto de 2023, a Lei Anticorrupção completa 10 anos de sua publicação. A data representa um marco na história do país e, após uma década, muitos foram os impactos da Lei no ordenamento jurídico brasileiro. Com o objetivo de apresentar os avanços e transformações ao longo desse período, o Pironti Advogados acaba de lançar o E-Book “10 reflexões sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção”.


Para acessar o E-Book com as 10 reflexões, escaneie o código qr.


Em comemoração aos 10 anos da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), é relevante destacar o significativo avanço alcançado na luta contra a corrupção no Brasil. A legislação, que trouxe mudanças profundas e importantes para o país, representou um marco na busca por maior transparência e integridade no setor público e privado.

A Lei Anticorrupção estabeleceu a responsabilidade objetiva das empresas por atos de corrupção praticados em seu nome ou em seu benefício, bem como criou incentivos para a adoção de programas de integridade e compliance. A partir dela, o Brasil deu passos firmes em direção ao fortalecimento das instituições, ao estímulo da denúncia e ao combate efetivo à impunidade.

Nesses 10 anos, presenciamos casos emblemáticos de combate à corrupção, com empresas sendo responsabilizadas e medidas punitivas aplicadas de forma exemplar. Isso gerou uma cultura de maior conformidade e ética nos negócios, reforçando a importância da prevenção e controle interno nas organizações.

Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados para a efetividade plena da Lei. O aprimoramento contínuo dos mecanismos de fiscalização, a cooperação entre órgãos governamentais e a conscientização da sociedade são fundamentais para fortalecer o enfrentamento à corrupção e consolidar o progresso alcançado até aqui.

Portanto, ao celebrarmos a primeira década da Lei Anticorrupção, reforçamos o compromisso com o aperfeiçoamento das políticas de combate à corrupção e o empenho em construir um país mais íntegro, justo e transparente para as gerações futuras.


Para acessar a Lei, CLIQUE AQUI

 

Pesquisar neste blogue