Pesquisar

quinta-feira, 13 de julho de 2023

O que significa 'Governança Corporativa'?

Ao falar de “Governança corporativa”, Cruz (2021), ressalta que, “temas como: responsabilidade, comunicação, ética, disciplina, transparência, equidade e prestação de contas, forçosamente serão tratados”.

No livro "Introdução ao ESG", Cruz compila várias definições de diferentes autores que, apesar de suas nuances distintas, convergem para uma compreensão semântica comum do conceito de governança corporativa. O autor, por meio dessa síntese, esclarece o objeto central desse conceito.


Governança Corporativa é: 

1. “A soma das diversas formas pelas quais as pessoas e as instituições públicas ou privadas, fazem a gestão de seus problemas ou assuntos comuns. É um processo contínuo pelo qual é possível acomodar interesses divergentes, diversos e conflitantes, e realizar ações corporativas” [Comissão de Governança Global].

2. “O conjunto de princípios, práticas, regras explícitas e normas tácitas que regem os relacionamentos entre acionistas, conselheiros, executivos e colaboradores que determinam propósito, valores, cultura, estratégia, modus operandi e estilos de liderança predominantes na organização” [Alexandres Di Miceli da Silva].

3. “A guardiã dos direitos das partes interessadas como um sistema de relações pelo qual as empresas são dirigidas e monitoradas, por se tratar de uma estrutura de poder interna e um sistema normativo que cuida das relações internas e externas das sociedades” [Rossetti e Alexandre].

4. “O conjunto de mecanismos de convergência de interesses de atores direta ou indiretamente impactadas pelas atividades das organizações” [Sleifer; Vishny].

5. “O conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia, protegendo investidores, empregados e credores, facilitando assim, o acesso ao capital” [Edson Cordeiro da Silva].

6. “Um sistema pelo qual uma corporação ou instituição é dirigida, monitorada e incentivada, a partir da forma como se relaciona com seus stakeholders” [Instituto Brasileiro de Governança Corporativa].

7. “O conjunto de práticas com o objetivo de otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, facilitando o acesso ao capital” [Comissão de Valores Mobiliários].


Em suma, a partir dessas citações pode-se concluir que Governança Corporativa é a gestão dos problemas e interesses comuns, a partir de princípios, regras e normas que regem as relações entre acionistas, executivos e colaboradores. Ela protege os direitos das partes interessadas, promove a convergência de interesses e otimiza o desempenho da organização, facilitando o acesso ao capital. É um sistema de relacionamento com stakeholders.

Referência. 

CRUZ, Augusto. Introdução a ESG: meio ambiente, social e governança Corporativa. - São Paulo. - Scortecci, 2021 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue