Pesquisar

quinta-feira, 24 de junho de 2021

O que é uma pessoa íntegra?



Uma pessoa íntegra é aquela que possui uma conduta ética, honrosa e educada, cujas ações são condizentes com o seu pensamento, discurso e ação. É alguém que não age de forma oportunista, mas, honestamente em qualquer situação.

É a partir da honestidade que se desenvolve os valores que ajudam a moldar a visão que uma pessoa possui de si mesmo, direcionando suas ações para garantir respeito e confiabilidade aos seus ideais. Por isso, uma pessoa não pode ser 'mais' ou 'menos' íntegra. Ou se é, ou não se é...

Uma pessoa honesta, jamais pode comprometer sua integridade ou a de outras pessoas, porém, a vulnerabilidade humana é, por vezes, gritante, ou seja, boa parcela das pessoas são vulneráveis ao que a neurociência chama de “efeito manada”, ou seja, são propícios à 'conformidade social'.

É importante lembrar que, 'conformidade social' é algo assimilado. Esse mecanismo é imposto pelo exterior, sendo a subjetividade um agente passivo para comandos socialmente determinados e implantados.

Esses factos fazem com que a integridade pessoal seja facilmente posta à prova diante de influências externas, principalmente para aqueles, cujos 'locus de decisão' não é interno.

Mas, a integridade nos convida a resistir e a manter uma postura ética e condizente com os valores absolutos e universais (verdade, honestidade, respeito, humildade, justiça, liberdade, igualdade, solidariedade...) na contramão do que todos os outros estão fazendo em virtude do esfacelamento da nossa cultura ética, o que estimula a regressão aos instintos mais primitivos.

Inspire confiança, sempre!
Clique aqui e saiba mais: [S.O.S. INTEGRIDADE]

>>> siga a página >>> [s.o.s.integridade] >>> no instagram >>>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue